• 226097164 | 966530152

Atendimento de 2ª a 6ª feira:10h00-20h00 | Sábados: 9h30-13h00

Periodontologia

periodontologiaA doença na gengiva ocorre quando a placa bacteriana e o tártaro se vão acumulando nos dentes.
A doença resulta em recessão/retracção gengival e pode levar à perda dentária.
Na maior parte dos casos a doença gengival é prevenida fazendo uma boa higiene oral com escovagem, uso fio dentário e visitas regulares ao Médico Dentista.
É muito comum na população a Gengivite, resultando em sangramento gengival. Este problema é reversível e pode ser tratado e a progressão da doença gengival prevenida com limpezas regulares nas consultas de Medicina Dentária.

Na Periodontite (estádio mais avançado da doença gengival), a inflamação está instalada não só na gengiva mas mais profundamente. Formam-se espaços entre os dentes e as gengivas (bolsas) onde se acumula tártaro, favorecendo a progressão da doença. À medida que estas bolsas se formam a placa bacteriana (tártaro) é mais dificil de ser removida, torna-se mais extensa e mais tóxica. Isto conduz ao aumento do dano no osso de suporte à volta das raízes dos dentes.
O tratamento periodontal permite controlar a doença gengival e reduz os efeitos nos tecidos de suporte dos dentes, prevenindo também a recessão/retracção gengival. Envolve a limpeza da superficie da raiz do dente e alguns procedimentos cirúrgicos.Após uma estabilização inicial ser conseguida, o objectivo é controlar a predisposição à doença através de um cuidado de higiene por parte do doente associado às visitas regulares ao Médico Dentista.
São doenças provocadas por bactérias, mas também estão implicados factores genéticos, ambientais e locais.

Todos valorizamos a nossa saúde e ter uma boa saúde oral é importante porque está demonstrado cientificamente que a doença periodontal – ou doença das gengivas – pode desencadear outras mais gerais e sérias. A gengivite e outras infecções da gengiva, conhecidas como doença periodontal, estão associadas não só ao mau hálito mas também a uma maior incidência de enfartes e doenças cardíacas.
Infelizmente a doença periodontal está a aumentar nos adultos e é a causa número um de perda dentária.
O tratamento adequado previne o sangramento e a recessão gengival e deve ser incorporado, mediante tratamento médico, dentro dos cuidados de saúde desde uma tenra idade.
Uma das principais causas de doenças das gengivas é a placa bacteriana. Ao acumular-se na superficie dos dentes e da gengiva, vai provocar inflamação.
Algumas doenças aumentam o risco de doença gengival. Deve informar o seu Médico Dentista do seu estado de saúde geral.
Fumar aumenta o risco de doença gengival.

 

Vídeo ilustrativo

Sintomas de doença gengival

  • Gengivas vermelhas, sensiveis ou irritadas
  • Sangramento gengival durante a escovagem ou uso do fio dentário
  • Mau Hálito
  • Pús nas gengivas ou entre os dentes
  • Dentes soltos e separados
  • Dentes ou próteses que não encaixam correctamente

Uma detecção e tratamento precoce da doença gengival permite que, na maioria dos casos, a doença seja controlada.
Uma correcta escovagem, o uso do fio dentário e visitas periódicas ao Médico Dentista, aumentam a possibilidade de manter os dentes e gengivas saudáveis ao longo da vida.

Doença gengival - periodontite

  • Estado mais avançado da doença gengival.
  • Doença inflamatória, de causa bacteriana e que afecta tecidos periodontais profundos, produzindo uma destruição de osso e ligamento periodontal.
  • Predomina em adultos a partir dos 30 anos. Sem tratamento evolui até à destruição do suporte dentário e perda do dente.
  • Factores que favorecem a periodontite: tabaco, stress, má-nutrição, falta vitaminas, diabetes, fármacos antiepilépticos, idade, anomalias genéticas.

Diabetes/doenças periodontais

  • A diabetes aumenta o risco de vir a sofrer de doenças periodontais
  • As doenças periodontais podem afectar a diabetes, porque dificultam o controlo dos níveis de glicemia.

Deve fazer uma higiene correcta e visitar o médico dentista pelo menos uma vez por ano para fazer tratamento gengival, prevenindo assim inflamação dos tecidos que suportam os dentes, gengiva e osso!

A clínica

pedromoutinho.pt

O nosso compromisso

A Clínica Dentária Dr. Pedro Moutinho prima por trabalhar segundo os melhores padrões de qualidade, promovendo a Saúde Oral a todos os seus clientes.