• 226097164 | 966530152

Atendimento de 2ª a 6ª feira:10h00-20h00 | Sábados: 9h30-13h00

Endodontia – tratamento de canal (canais)

endodontiaQuando a cárie dentária avança para o interior da estrutura dentária e chega à polpa, que é o órgão que contém vasos e nervos, a dor pode ser insuportável.
A solução conservadora que evita a extracção do dente afectado é o tratamento dos tecidos doentes da polpa dentária, chamada “desvitalização” ou “tratamento de canal”.
O dente tratado desta forma pode permanecer anos na boca desempenhando as mesmas funções que um dente integro sem tratamento.
Uma endodontia é indicada quando uma cárie profunda atinge a câmara da polpa (nervo) ou em alguns casos de fracturas dentárias.
A polpa ( “nervo”) é removida e o espaço preenchido, permitindo assim conservar um dente que se não fosse este tratamento teria de ser removido e substituido por uma prótese removível, uma ponte ou um implante.
Todos os dentes têm uma câmara pulpar e irrigação sanguínea. Em dentes saudáveis a polpa (“nervo”) está “vivo”.
Os dentes anteriores (da frente) usualmente têm 1 canal enquanto que os dentes posteriores (de trás) podem ter 2, 3, 4 ou mais canais.
Se uma cárie muito profunda atinge a polpa (“nervo”), ou se um dente tem uma fractura extensa, as bactérias podem causar a sua”morte”.

O canal ou canais do dente podem ficar infectados e um abcesso pode formar-se na zona óssea da raíz ou raízes do dente. A infecção pode ir aumentando e é habitual estar associada dor severa.

 

Vídeo ilustrativo

Normalmente o tratamento é feito em 2 consultas. O objectivo é remover as bactérias do interior do dente e fazer a limpeza e desinfecção dos canais das raizes. Isto é conseguido nos seguintes passos:

  1. Criar um isolamento absoluto do dente com um dique de borracha para evitar a contaminação dos canais
  2. Remover de todo o tecido contaminado e um pequeno orificio no dente até à câmara da polpa
  3. Localizar e medir o comprimento dos canais com um instrumento de elevada precisão (localizador apical)
  4. Limpar e alargar canal usando uns instrumentos finos e adequados.
  5. Uma vez limpos, os canais são preenchidos e selados para prevenir a re-infecção.

A endodontia teve um grande desenvolvimento ao longo dos últimos anos, o que permitiu que estes tratamentos tenham uma taxa de sucesso e previsibilidade muito mais elevada.
É um tratamento feito com anestesia local para evitar dor e desconforto.

A clínica

pedromoutinho.pt

O nosso compromisso

A Clínica Dentária Dr. Pedro Moutinho prima por trabalhar segundo os melhores padrões de qualidade, promovendo a Saúde Oral a todos os seus clientes.